Fotodiodos
Definição O fotodiodo é um diodo de junção construido de forma especial, de modo a possibilitar a utilização da luz como fator determinante no controle da corrente elétrica. Quando a junção é inversamente polarizada, na ausência de luz incidente na mesma, a corrente é praticamente nula. O número de portadores dessa junção, e com ele a corrente elétrica, aumenta com o aumento da intensidade luminosa no cristal.
Funcionamento
O funcionamento do fotodiodo baseia-se no fato de que os fótons que se chocam com a junção produzem pares de elétron-lacuna, por cederem sua energia, facilitando a corrente elétrica. O feixe de luz incidente na junção tem efeito semelhante ao da corrente de base em um transistor convencional, Quando a luz incide exatamente na junção, a resposta do fotodiodo é maior, reduzindo-se rapidamente de cada lado da junção, à medida que se afasta dela. Os fotodiodos respondem muito rapidamente às variações de luz. Respostas a centenas de megahertz são possíveis, possibilitando as mais diversas aplicações para esse componente. Verifica-se a aplicação de fotodiodos nos foto-acopladores, circuitos digitais, controles remotos, etc.
Exemplos de utilização
(1°)- para determinar a intensidade relativa da luz incidente no fotodiodo, relacionando com a sua resistência elétrica.
(2°)- para determinar os instantes de tempo em que ocorrem o início e o término do cruzamento, de um corpo extenso em movimento uniforme ou não, com o(s) feixe(s) de luz que ilumina(m)o(s) fotodiodo(s), sendo possível a determinação do tempo decorrido, de sua(s) velocidade(s) instantânea(s) e/ou suas velocidades média(s).