foto protetores
É exaltado durante a estação sazonal verão, quando a busca pela pigmentação cutânea através da exposição ao sol torna-se maior. A proteção da pele contra a irradiação solar se faz importante, sobretudo para evitar a incidência de efeitos eritematógenos, queimaduras solares, carcinomas e melanomas cutâneos, e foto envelhecimento. No entanto, a orientação profissional quanto ao uso correto deste produto é praticamente inexistente, cabendo ao usuário a responsabilidade sobre a escolha, aquisição e uso. Assim, evidencia-se a importância da presença de informações relativas aos produtos e seu uso, nos dizeres de rotulagem de cada produto, em cumprimento às exigências da legislação sanitária. Para verificar o cumprimento da regulamentação em questão, fez-se um levantamento das informações contidas em rótulos de produtos foto protetores, tendo como foco principal, aquelas consideradas obrigatórias pela legislação. Após análise percentual, verificou-se que os dizeres de rotulagem, em alguns produtos, apresentam falhas no que diz respeito às informações importantes para a garantia da escolha e do seu uso correto e seguro. Neste contexto destaca-se a orientação do farmacêutico durante o atendimento ao público, dentro da prática da Atenção Farmacêutica.
Protetor
Esse produto permite que os raios UVA e UVB entrem na nossa pele, mas não permite que os mesmos entrem nas células, causando algum dano. Ou seja, ele protege de fato a pele, porém, você consegue ficar bronzeada da mesma maneira, pois o raio UVA quando entra na pele, faz uma combinação da melanina com o oxigênio.
O ponto positivo disso tudo é que quem quer pegar uma cor, consegue isso sem prejudicar a pele, e os raios UVA e UVB são importantes também para a nossa saúde. O raio UVB contribui na produção de vitamina D, promovendo a absorção do cálcio e assim ajudando no fortalecimento dos nossos ossos.
1.2 Bloqueador
Possui elementos químicos capazes de proteger completamente contra a