fossilização
A Lista de Schindler
Ano letivo: 2013/2014 Disciplina: Filosofia
Docente: Antónia Luz
Trabalho realizado por: Patrícia Severo, nº18, 10ºC
1. “A Lista de Schindler” é um filme que representa a época durante a Segunda Guerra Mundial e mostra dois lados: os judeus, que eram perseguidos; e o partido nazi que foi o causador desta situação. No entanto, o filme fala sobre Schindler e a sua lista, pois foi através dela que ele salvou milhares de judeus. Pode-se dizer que ele foi um herói naquela altura, tentando fazer tudo o que conseguiu para evitar esta exterminação. O filme passou uma mensagem de como os judeus eram tratados, feitos prisioneiros, pondo os telespectadores a viver aquele momento, retratando aquela altura e imaginar-nos naquele lugar. Serviu para sensibilizar a população e mostrar como os alemães foram cruéis ao exterminar esta raça de pessoas, iguais ao resto do mundo.
Passou-nos o seu sofrimento, as emoções, a tristeza e os sentimentos daquele povo que foi feito escravo e houve milhões de mortos.
Gostei de como Schindler evoluiu ao longo do filme e o que foi aprendendo com a guerra. Usou os seus conhecimentos e beneficiou da relação que tinha com os alemães do partido nazi para ajudar pessoas que não conhecia a sofrer de maus tratos e a serem-lhes retirados os seus valores.
Mudou completamente os seus objetivos e depois de já ter conseguido tudo o que queria: a riqueza, estabilidade, etc, perdeu tudo gastando com cada judeu escrevendo o seu nome na lista, chegando mesmo a ficar na miséria.
Não são todas as pessoas que fazem um ato como este. Que se arriscam, arriscam a sua vida, a de milhares de outras pessoas numa altura de guerra e desrespeitadora para a humanidade. Mas, mesmo assim Schindler foi uma pessoa muito essencial e generosa para com os outros e foi muito bonito de ver que houve pessoas assim ( de certeza que não foi só Schindler) e de não ter medo dos outros, traindo assim o seu