Forças transmembranares
3ª Lição
Nesta lição, utilizando o programa informático DOSBOX (BASIC), procurou-se analisar conjuntamente as forças de difusão e eléctricas dos iões sódio (Na+), potássio (K+) e cloro (Cl-).
Num potencial de repouso de -85mV no interior da membrana, dado que [Na+] = 9,9999981 meq/l, [K+] = 149,9999513 meq/l e [Cl-] = 4,5000021 meq/l, a amplitude e a direcção total das duas forças (de difusão e eléctrica) para cada ião são:
Faz-se então variar a concentração de Na+([Na+])intracelular, com o intuito de verificar as alterações provocadas nas forças dos iões estudados. Verifica-se então que o aumento de [Na+]intracelular provoca uma diminuição das forças eléctricas, enquanto que as forças de difusão se mantêm, o que no seu conjunto provoca uma diminuição da força total, para os iões em questão. Por outro lado, a diminuição de [Na+]intracelular provoca nas forças dos iões um efeito oposto.
No passo seguinte verificou-se que, quando a força eléctrica está perto de 0mV, a natureza da força total para cada ião é a força de difusão e, portanto, +72 para o Na+, -91 para o K+ e -85 para o Cl-.
O ponto onde o sentido das forças totais sobre Na+ muda encontra-se entre os seguintes pontos:
- quando [Na+]intracelular = 10,0000945, em que :
Pot. Membrana
Força de difusão (Na+)
Força eléctrica (Na+)
Força total (Na+)
Sentido da força
+70 mV
+72
-70
+2
positivo
- quando [Na+]intracelular = 10,0000976, em que :
Pot. Membrana
Força de difusão (Na+)
Força eléctrica (Na+)
Força total (Na+)
Sentido da força
+75 mV
+72
-75
-3
negativo
Aumentando [Na+]intracelular é possível conseguir uma força líquida sobre Na+ dirigida para fora. Isto porque se chega a um ponto em a concentração de iões sódio é tão elevada que estes passam a sair da célula ao invés de entrar.
Por outro lado, diminuindo [Na+]intracelular, encontra-se o ponto em que a direcção da força líquida de K+ muda de sentido. Este ponto fica entre as alturas