Bombas ionicas e esteroides cardiotonicos
Bombas iónicas e Esteróides cardiotónicos
Ab Resumo
ATPases são bombas iónicas que transportam iões específicos contra um gradiente de concentração recorrendo ao uso de ATP como fonte de energia. Estas bombas de iões desencadeiam processos importantíssimos e fundamentais na biologia e medicina contribuindo desde a geração de potencial da membrana até à contração muscular e, ainda, no processo de remoção de iões tóxicos nas células. De acordo com as interações existentes com drogas específicas, em sítios de ligação muitos específicos, e com os seus efeitos de inibição, os canais iónicos têm demonstrado ser potenciais alvos terapêuticos. As ATPases tipo P apesar de serem divididas em 5 membros são mais investigadas ao nível do membro II: Na+, K+-ATPase e a Ca2+-ATPase [1]. Relativamente à inibição da Na+, K+ -ATPase, mas ainda com efeito na homeostasia do cálcio, podem-se destacar as drogas cardiotónicas que compreendem uma das variadas classes de fármacos que são usadas, essencialmente, no tratamento de doenças cardiovasculares. Atuam aumentando a força contráctil miocárdiaca, promovendo o aumento do volume de sangue ejetado e, consequentemente, alterando o aporte de oxigénio e nutrientes que chegam aos tecidos [2].
Key words: inibidores de bombas iónicas, Na+ K+-ATPase, ATPases tipo-P, drogam cardiotónicas, mecanismo ação cardiotónicos.
INTRODUÇÃO
Todas as ATPases tipo P são proteínas integrais de membrana, de múltiplos domínios transmembranares. Tanto o terminal carboxila como o terminal amina estão no lado citoplasmático da membrana, assim todas elas têm um número igual de segmentos transmembranares. Com base na homologia de sequências, a família de ATPases tipo P pode ser dividida em cinco membros, referidos como tipos I a V.
ATPases tipo P são bombas de iões que realizam muitos processos fundamentais na