Forças intermoleculares
A intensidade das forças intermoleculares em diferentes substancias varia em uma grande faixa, mas elas são muito fracas se comparadas às ligações covalentes ou iônicas.
É necessário menos energia para vaporizar um liquido ou fundir um sólido do que para quebrar ligações covalentes em moléculas.
Propriedades dos líquidos: Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição * Refletem a intensidade das forças intermoleculares. * Quanto mais fortes as forças de atração, maior é a temperatura na qual o líquido entra em ebulição. * O ponto de fusão aumenta à medida que as forças intermoleculares ficam mais fortes.
Forças de van der Waals: Forças Íon-Dipolo Forças Dipolo-Dipolo Forças de Dispersão de London Ligações de Hidrogênio Forças intermoleculares têm origem eletrônica: surgem de uma atração eletrostática entre nuvens de elétrons e núcleos atômicos.
Durante as mudanças de estado da matéria ocorre somente um afastamento ou uma aproximação das moléculas, ou seja, forças moleculares são rompidas ou formadas.
1. Forças Íon-Dipolo:
Existe entre um íon e a carga parcial em certo lado de uma molécula polar.
É a força mais forte e sua magnitude pode ser compatível a de uma ligação covalente.
2. Forças Dipolo-Dipolo: Moléculas polares neutras se atraem quando o lado positivo de uma molécula está próximo do lado negativo de outra. Forças dipolo-dipolo são efetivas somente quando moléculas polares estão muito próximas.
Em líquidos as moléculas polares estão livres para se movimentar em relação às outras.
Estarão algumas vezes em uma orientação que é atrativa e outras em uma orientação que é repulsiva.
O efeito como um todo é uma atração líquida.
Para moléculas de massas e tamanhos aproximadamente iguais, a força das atrações intermoleculares aumenta com o aumento da