Forças Impulsivas
Departamento de Física e Matemática
Física Experimental I
Experimento Nº06: Forças Impulsivas
Aluno: Alison Machado Luiz e Rafael da Costa Magalhães
Turma: G9 (Terça-feira, de 14:50 às 16:30)
Professora Doutora Márcia da Mota Jardim Martini
Introdução
Impulso é a grandeza física que mede a variação da quantidade de movimento de um objeto. É causado pela ação de uma força atuando durante um intervalo de tempo . Uma pequena força aplicada durante muito tempo pode provocar a mesma variação de quantidade de movimento que uma força grande aplicada durante pouco tempo. Ambas as forças provocaram o mesmo impulso. A unidade no Sistema Internacional de Unidades para o impulso é o N.s (newton segundo ou newton vezes segundo). A unidade do Impulso também pode ser escrita como o produto da unidade de massa, o quilograma, pela unidade de velocidade, o metro por segundo, demonstrando-se facilmente que "quilograma metro por segundo" (kg.m/s) é equivalente a "newton segundo" (N.s). Via de regra, ao falar-se de impulso, dá-se preferência pelo "N.s"; ao falar-se de variação da quantidade e movimento, dá-se preferência ao "kg.m/s". Contudo não há problema algum em se intercambiar as duas. O impulso() é igual à variação da quantidade de movimento () de um corpo.
Em situações onde a força mostra-se constante ao longo do intervalo de atuação, o impulso pode também ser calculado a partir do produto entre a força () aplicada ao corpo e o intervalo de tempo () durante o qual a força atua.
Em situações mais complicadas - onde a força resultante atuanto no corpo é variável - a equação anterior contudo não se aplica. Deve-se determinar o impulso nestes casos pela integração de no tempo:
Na maioria dos casos a massa do corpo permanece constante, e nestes casos a variação da quantidade de movimento pode ser calculada como o produto da massa () pela variação de