Força de trabalho
A força de trabalho da Concessionária Nissan Sayuri é composta por (...) É necessário um olhar atento sobre esta equipe, afinal, praticamente todos os fatores que promovem a fidelização dos clientes estão ligados a força de trabalho, da recepcionista ao gerente geral da concessionária. Fazer com que os funcionários estejam atentos a essa nova geração de clientes (geração Z), sem esquecer do “básico” necessário para atender as antigas gerações, não é uma tarefa fácil, é preciso um líder atento e uma boa motivação profissional.
De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que de origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocada por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser um estímulo gerado internamente, nos processos mentais do indivíduo. (CHIAVENATO, 1999)
Quando questionado sobre a motivação de seus funcionários, o gerente Rodrigo foi direto na sua resposta:
“Acho que o princípio da motivação está nas coisas simples. Está no bom dia para os funcionários ao chegar à empresa, no sorriso, na atenção. Trabalhar em um lugar onde você se sente bem, já é o impulso pra sair da cama e ir trabalhar.” (Rodrigo Taxinha – Gerente de Semi-Novos, Nissan Sayuri)
Para que a empresa possa contar com os seus funcionários para atingir os seus objetivos, é de extrema importância que os funcionários sintam-se motivados a isso. Sendo essa motivação de modo interno, visando as necessidades, aptidões, interesses e habilidades do indivíduo, quais o fazem realizar certas tarefas, sentir-se atraído por certas coisas e valorizar certos comportamentos. Impulsionando assim suas necessidades, aptidões, habilidades, atitudes e interesses. Ou motivos externos, com estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue porque satisfazem a uma necessidade, despertam um sentimento de interesse porque representam a