Força de atrito
05: Força de Atrito.
* Objetivo
Determinar as forças de atrito estático, a força normal de reação e a reação de atrito cinético bem como os coeficientes de atrito estático e cinético de um corpo em relação a uma superfície horizontal. (Não houve tempo para fazer o experimento no plano inclinado).
* Introdução
Força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros, e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, a força de atrito é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento.
Qualquer corpo apoiado sobre uma superfície horizontal está sofrendo a ação da força peso, que está direcionando este verticalmente para baixo. Como para toda ação existe uma reação à força normal é a reação da superfície a força peso, é contraria a força peso, direciona o corpo verticalmente para cima.
Quando é aplicada sobre um corpo uma determinada força, e este permanecer parado, a força resultante é chamada de estática.
A força de atrito estático ou dinâmico é a força resultante do momento em que é exercido sobre um corpo uma determinada força, e este se movimenta. Momento em que a força aplicada é maior que a força de atrito.
* Material Utilizado
01 dinamômetro
01 bloco de madeira confórmica com gancho
01 bloco de madeira emborrachado com gancho * Procedimento Experimental
Parte I-Força de atrito estático (Fae)
I.1-Ajustar a escala do dinamômetro para fazer medidas na horizontal.
(Observar se o dinamômetro está graduado em N (Newton) ou gf (grama força).Caso esteja em gf transformar os valores medidos para Newton (N).
I.2-Prenda o dinamômetro ao bloco de madeira e com a superfície maior de madeira voltada para baixo. (Observação: Nesse caso foi utilizado em vez de um, dois blocos de madeira, devido ao pequeno peso do bloco empregado.)
I.3-Manter o dinamômetro paralelo à superfície da mesa, puxa-lo vagarosamente e fazer a