Força de Atrito
Experiência 4 :Força de Atrito
Andréia Oliveira Santos 13110752
Denise Santos nº 13102124
OBJETIVO
Determinar os coeficientes de atrito estático e cinético.
INTRODUÇÃO
O coeficiente de atrito demonstra o grau de rugosidade entre dois corpos. Trata-se de uma grandeza adimensional, ou seja, não apresenta unidade. Pode ser diferenciado em dinâmico, ou estático, de acordo com a situação que se encontra o sistema.
Fat = μ.N
Atrito Estático
É aquele que atua quando não há deslizamento dos corpos.
A força de atrito estático máxima é igual a força mínima necessária para iniciar o movimento de um corpo.
Quando um corpo não está em movimento a força da atrito deve ser maior que a força aplicada, neste caso, é usado no cálculo um coeficiente de atrito estático: .
Então:
Atrito Dinâmico (Cinético)
É aquele que atua quando há deslizamento dos corpos.
Quando a força de atrito estático for ultrapassada pela força aplicada ao corpo, este entrará em movimento, e passaremos a considerar sua força de atrito dinâmico.
A força de atrito dinâmico é sempre menor que a força aplicada, no seu cálculo é utilizado o coeficiente de atrito cinético:
Então:
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Parte I – Coeficiente de atrito estático - μe
Na primeira parte determinamos o atrito estático (Fat e) montando um arranjo que prendia uma mola de constante elástica de K na extremidade do bloco e a outra extremidade em um pedaço de madeira que foi puxado ate iniciar o movimento. Colocamos um pequeno bloco de madeira na ponta da mola para determinar o atrito estático. Após montarmos o arranjo puxamos a madeira levemente até o bloco começar a se deslocar bruscamente que movimentou com o pequeno bloco que estava fixo em um ponto inicial e deu uma pequena movimentada. Marcamos este novo ponto do pequeno bloco com a régua e colocamos novamente o bloco em um determinado lugar sobre o plano novamente.