Forum de duvidas
TEMA:
A atuação do CAPS no tratamento de pessoas com transtorno mentais: (Penso que este poderia ser o seu tema, assim apresentaria a questão do local em fócuo na delimitação. O que acha?) A importância das oficinas ocupacionais como instrumento de reinserção dos usuários à sociedade.
Delimitação: O Trabalho do Assistente Social junto aos portadores de transtorno mental e sua respectiva família.
JUSTIFICATIVA:
O presente artigo tem como finalidade, analisar a atuação dos agentes sociais do CAPS II no tratamento de doentes mentais, através de oficinas ocupacionais. Conhecer a atuação dos referidos agentes é de suma importância para futuras melhorias no atendimento.
Já há algum tempo que vem se tornando na cidade a presença de pessoas com transtornos mentais ou problemas neurológicos e suas variantes como stress emocional, depressão, transtorno compulsivo, esquizofrenia entre outros. Diante dessa nova realidade procurou-se pesquisar algumas terapias que pudessem levar essa nova realidade procurou-se pesquisar algumas terapias que pudessem levar essas pessoas a ocuparem seu tempo ocioso e buscar melhora através das oficinas ocupacionais que o Centro de Atenção Psico Social – CAPS – oferece aos seus usuários e voltarem a ter uma vida normal em sociedade.
Desenvolveu-se esta atividade acadêmica com o propósito de conhecer e entender os seres humanos em suas formas de existência na sociedade e, para que a deficiência mental não seja uma limitação para o desenvolvimento de seu cognitivo favorecendo uma forma de bem viver em seu contexto social.
A importância da criação de oficinas terapêuticas para as pessoas com distúrbios mentais significa uma identificação maior com sua comunidade e sés familiares. Considerando-se a necessidade da convivência social em ambientes diversificados e atividades diversas, pode-se dizer que os portadores de transtornos mentais chegarão à valorização e à melhoria na autoestima, proporcionando-lhes