Fornecedores
BEBIDAS
56
BEBIDAS
GOMA ACÁCIA - A FIBRA
SOLÚVEL VERSÁTIL
Goma acácia bruta em árvores de acácia na África.
Do ponto de vista químico, a goma acácia é composta de uma cadeia principal de galactose com grandes ramificações secundárias compostas de galactoses e arabinoses.
A composição química total pode variar ligeiramente entre os tipos de
Acácia, dependendo de sua origem geográfica. Representação esquemática de uma molécula de fibra de acácia.
Do ponto de vista legislativo, a goma acácia é reconhecida na Europa como um aditivo pela junta FAO/WHO/
JECFA e pela Comunidade Europeia, sem IDA (índice de ingestão diária aceitável) especificado. Nos Estados
Unidos, o FDA reconhece a goma acácia como GRAS e é registrada no
“US FCC”. No Brasil, a goma acácia é considerada fibra solúvel e um aditivo funcional espessante e estabilizante, é considerada BPF, sem limite de uso.
A goma acácia não é metabolizada no trato digestivo superior nem hidrolisada no intestino delgado. A sua fermentação acontece no intestino grosso e estimula o crescimento das bactérias láticas (Lactobacilos e Bifidobactérias), o que é benéfico para a nossa saúde e bem-estar. Mais de 20 estudos demonstram o efeito prebiótico da goma acácia, e o Fibregum™ foi especificadamente comprovado como prebiótico na dosagem de 6 gramas por dia.
Um grande número de estudos em animais, conduzidos pelo Dr. Wapnir e sua equipe, mostrou claramente que a absorção de água e minerais foi significantemente aumentada quando a goma acácia foi adicionada em soluções orais de reidratação ou em bebidas esportivas.
Também foi comprovada a ação da goma acácia na redução da glicemia do sangue, quando ingerida através de uma bebida à base de água.
Graças ao seu alto peso molecular e estrutura altamente ramificada, a goma acácia oferece vantagens únicas sobre as fibras de cadeias curtas, como as de chicória, para o enriquecimento de alimentos com