FORMIGAS CONT
Daniela Martins
Índice
• Desenvolvimento
• Comportamento
• Relação das formigas
• Humanos e formigas
• Tempo de vida
4/23/15
Daniela Martins
2
Desenvolvimento
As pequenas formigas desenvolvem-se por metamorfoses completas, passando por um estado larvar equivalente à lagarta dos outros insectos e pelo estado de pupa. A larva não tem pernas e é alimentada pelas obreiras por um processo chamado trofalaxia, no qual a obreira regurgita alimentos por ela ingeridos e digeridos.
4/23/15
Daniela Martins
3
Comportamento
As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas, esses sinais de mensagens são mais desenvolvidos na espécie das formigas que em outros grupos de himenópteros. Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas.
4/23/15
Daniela Martins
4
Relação das formigas
Algumas espécies de afdeos segregam um líquido doce que normalmente é desperdiçado, mas as formigas recolhem-no e, ao mesmo tempo, protegem os afdeos de predadores e chegam a transportá-los para locais com melhor comida.
4/23/15
Daniela Martins
5
Humanos e formigas
As formigas são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerifcar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo. As “formigas-carpinteiras” destroem a madeira furando-a para fazer os seus ninhos
4/23/15
Daniela Martins
6
Tempo de vida
Desde a etapa em que são ovos, até se tornarem adultas, as formigas demoram entre 6 a 10 semanas. Em geral as operárias podem viver alguns meses, com algumas espécies podendo viver aproximadamente
3 anos
4/23/15
Daniela Martins
7
FIM !!!
4/23/15
Daniela Martins
8