Formação social, política e econômica do brasil
Professora EAD: Edilene Garcia
Tutora Presencial: Maria Lúcia de Freitas
Universidade Anhanguera Uniderp
Pólo: Fortaleza/Centro
2° Período
SERVIÇO SOCIAL
Nídia de Paula Lira - RA: 293751
Joicilene Davi Carneiro - RA: 292207
Ana Patricia do Nascimento Costa - RA: 29050
Maria Conceição de Souza Oliveira - RA: 334504
-2011-
-2011-
Introdução:
O trabalho apresentado abrange desde o Brasil enquanto colônia de Portugal, até o Brasil contemporâneo – Governo Lula , destacando fatos históricos e transformações no âmbito econômico, político e social.
1. Período Colonial – Estrutura econômica, política e social
O Brasil não foi descoberto! Na verdade os portugueses em uma de suas viagens de conhecimentos e ambição avistaram as terras brasileiras, mas já existia habitantes com seu jeito de viver. Eles chegaram ocupado, invadido , nem sequer perguntaram se podiam entrar naquele território. Portanto as terras brasileiras não foram descobertas, porque o Brasil como tantas outras terras daquela época não estavam escondidas apenas não se conheciam por não terem denominações territoriais, políticas e econômicas. A partir desta invasão os portugueses começaram a dominação não só das terras, mas dos habitantes nos quais chamados de índios. Houve muita exploração material e humana. No entanto surgem as desigualdades entre portugueses e índios. Os índios se tornaram escravos em suas próprias terras, porque os invasores trouxeram um novo jeito de viver.
Nós dias de hoje ainda existe índios isolados, mas de 800 mil índios, cerca de 0,40% da população brasileira, segundo dados do censo 2010, eles estão distribuídos entre683 terras indígenas e algumas áreas urbanas. Nós brasileiros herdeiros de brancos, negros índios temos responsabilidade para com os índios, grande parte delas é definidas por leis, daí a existência da FUNAI, uma organização