Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Introdução:
Apresentamos através de pesquisas, a situação do Brasil desde o início como colônia até os dias atuais.
Compreendemos ser mais fácil voltar ao passado, analisar as mudanças que ocorreram na economia, sociedade e política, as evoluções e transformações das cidades, para entender os dias de hoje. Observar e entender o crescimento, desenvolvimento e suas consequências.
O retrato do passado
Pesquisando o passado descobrimos um artista que tem em suas obras os mais importantes documentos históricos do Brasil do século XIX, Jean Debret.
Jean-Baptiste Debret foi um importante artista plástico (pintor e desenhista) francês, fez parte da Missão Artística Francesa, que era um grupo de artistas francesas que vieram embelezar e dar uma aparência europeia a cidade do Rio de Janeiro. Foi D. João quem solicitou a vinda desse grupo, pois viera se estabelecer no Rio, vindo fugido das tropas de Napoleão Bonaparte. Nasceu em 18 de abril de 1768, em Paris, e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848.
Sua chegada, em 1816, ao Brasil coincide com a morte da rainha de Portugal, D. Maria I, Debret é então incumbido de retratar o funeral da Rainha e a aclamação do novo monarca da Corte, o que lhe dá rápida penetração na corte. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817 passa a ministrar aulas de pintura em seu ateliê.
Seu trabalho retrata o cotidiano e costumes dos índios, dos escravos, a vida dos senhores, das damas da sociedade, o processo de independência do Brasil e os primeiros anos do governo de Pedro 1º, com um colorido harmonioso. Suas obras retratam tão fielmente a realidade que formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX. Trata-se de um dos poucos