formação social,economica e politica do brasil
ETAPA 1 – Passo2
Jean-Baptiste Debret
Jean-Baptiste Debret nasceu em Paris em 18 de Abril de 1768 e morreu na mesma cidade em 11 de Junho de 1848., foi um pintor, desenhista e professor francês.
Integrou a Missão Artística Francesa (1816),e fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou pintura.De volta à França (1831) publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e dasociedade brasileira no início do século XIX.
Juventude e início de carreira
Primeira distribuição das cruzes da Legião de Honra, em 14 de julho de 1804.
Filho de Jacques Debret, funcionário do parlamento francês2 e estudioso de História Natural e Arte, e irmão de François Debret (nascido em 1777. Foi aluno da Escola de Belas Artes de Paris, na classe de Jacques-Louis David. Também chegaria, como seu irmão François, ao Institut de France. Obteve em 1791 o segundo prêmio de Roma, com a tela Régulus voltando a Cartago. Expôs no salon de 1798 um quadro com figuras de tamanho natural – Le général méssénien Aristomène delivré par une jeune fille, com o qual ganhou um segundo prêmio. Expõe em 1804, no salon, o quadro O médico Esístrato descobrindo a causa da moléstia do jovem Antíoco.
Em 1805 muda a temática de suas pinturas, expondo Napoleão presta homenagem à coragem infeliz, que recebeu menção honrosa do Instituto de França. Debret finalmente encontrara-se com o que seria o tema principal de suas obras enquanto na França: Napoleão. Expôs no salon em 1808 o quadro Napoleão em Tilsitt condecorando com a Legião de Honra um soldado russo. Em 1810, um novo “tributo” à Napoleão fora criado – Napoleão falando às tropas; seguido por A primeira distribuição de cruzes da Legião de Honra na Igreja dos Inválidos, de 1812. Não por acaso, Napoleão era um verdadeiro mecenas para artistas