FORMAÇÃO ETNICA
POPULAÇÃO BRASILEIRA: ETNIA
ORIGENS
Os estudiosos ainda não chegaram em um consenso a respeito da origem da vida. Alguns defendem que a vida originou-se no continente Asiático e outros, defendem que as origens foram no continente Africano.
Também existem divergências sobre como esses povos teriam chegado à América. A hipótese mais aceita admite que grupos provenientes do nordeste da Ásia chegaram à América atravessando a pé o Estreito de Bering nos períodos glaciais, quando o oceano congelado possibilitava a passagem.
Durante as eras glaciais, boa parte do mar virava gelo, deixando o fundo exposto nos lugares rasos.
1500: primeiro contato do índio com o colonizador português.
Capturados e escravizados na África, os primeiros africanos chegaram ao Brasil, provavelmente, em 1532.
Por vários séculos, desde o ciclo da cana-de-açúcar até o ciclo do café, o negro africano foi o braço sustentador da economia brasileira estando presente em todas as atividades produtivas fundamentais do país.
Geograficamente, os afro-brasileiros estão mais concentrados nas regiões Nordeste e Sudeste.
A população brasileira formou-se de três matrizes étnicas básicas: a indígena, a européia e a africana. Cada matriz era composta por várias etnias principalmente a indígena e a africana, o que possibilitou uma grande diversidade lingüística e cultural ao país.
ETNIA = identidade cultural do grupo, indicada por elementos como a tradição e a língua.
O termo “raça” baseia-se em fatores biológicos como a cor da pele, o formato da cabeça, o tipo de cabelo. Este conceito tem sido questionado porque, apesar das diferenças de traços físicos e de cor entre os seres humanos, pesquisas científicas indicam que todos somos descendentes de um mesmo ancestral. Ou seja, só existe uma raça: “a raça humana”.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística utiliza a seguinte classificação para a cor da pele: preta, parda, branca, amarela e indígena.
A