formação economica politica social do brasil
O termo Filosofia vem do Grego Philosophia, que significa “amor á Sabedoria. Conta-se que, no século VI a.C. Pitágoras. quando foi intitulado de sábio pediu que o chamassem de Filosofo ou seja Amigo da Sabedoria
A filosofia é a ciência pelas causas primeiras, para resolver o problema da vida. Isto quer dizer que a solução do problema da vida é a finalidade última da filosofia, mas tal solução é unicamente possível através de uma metafísica. A filosofia é sumamente humana, prática; mas, ao mesmo tempo, sumamente especulativa, teorética. O problema da vida não tem solução a não ser através de um sistema da realidade a Filosofia é identificada com a definição e a ação de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se à contemplação do mundo para aprender com ele a controlar e dirigir suas vidas de modo ético e sábio.A Filosofia seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa, sábia e feliz, ensinando-nos o domínio sobre nós mesmos, sobre nossos impulsos, desejos e paixões.
Sendo o filósofo um “amante do conhecimento” isso significa que ele não é dono do saber, nem uma espécie de guru ou sábio dogmático. O filósofo é apenas um amigo e amante da verdade que está fora de seu domínio, seu papel é buscar a sabedoria, relacionar-se com ela e dividi-la com os outros.
No Período Socrático ou antropológico (no século V ao século IV a.c), a Filosofia Procurava investigar a ética, a Política e as Técnicas ou seja as questões Humanas, pois era a época em que a democracia Florescia e possuía duas características básicas dentro da Filosofia a igualdade de todos os homens e a participação de todos no governo.Um Ponto importante foi o surgimento dos mestres do oratório os sofistas.
Na época de Sócrates existia uma classe de sábios chamados sofistas. Eram célebres pensadores que discursavam seus conhecimentos para o público interessado em participar ativamente na política do estado. Agiam com se fossem donos do