Formação dos tecidos
- Caule.
- Folhas.
Após a fecundação, o zigoto passa a se dividir, formando células poliédricas, chamadas células meristemáticas. Elas construirão os meristemas, um tipo de tecido que ocorre nas partes da planta onde ocorre crescimento por multiplicação celular. Os primeiros tecidos meristemáticos a se diferenciar, são:
-Protoderme.
-Meristema fundamental.
-Procâmbio.
* Germinação da semente: A germinação da semente é a retomada do crescimento e da diferenciação e depende de uma série de fatores como a presença de água, de oxigênio e temperatura adequada. A primeira estrutura a surgir após a ruptura do tegumento é a radícula, que se diferencia na raiz primária. Essa cresce para dentro do solo, ancorando a planta e iniciando a absorção de água e sais minerais.
Raiz: Existe três conjuntos de célula dispostos em camadas concêntricas, originados pela diferenciação dos meristemas primários: A epiderme, o córtex e o cilindro vascular.
Crescimento secundário da raz: Na maioria das espécies de dicotiledôneas as raízes podem crescer também em espessura.
Na estrutura secúndaria a epiderme é substituída pela periderme. A periderme é formada por três tecidos.
Cresciemento do caule: Em muitas espécies de plantas os caules podem crescer também em espessura: é o chamado crescimento secundário. As espécies que apresentam crescimento secundário são chamadas de plantas lenhosas. Se dá através do surgimento de novos tecidos vasculares e não vasculares. Estes tecidos são formados a partir da proliferação e diferenciação de células meristemáticas do câmbio vascular.
Folhas: Uma folha é sempre originada a partir de uma gema lateral do caule. Existem dois tipos básicos de folha quanto ao tipo de nervura que apresentam: as paralelinérveas e as reticuladas.
A