Formação do territorio brasileiro
Com esse trabalho mostrarei o que ocorreu na formação do território brasileiro, divisões entre paises e seu crescimento urbano, industrialização do território, divisões regionais, população e economia de algumas partes do país. Falarei sobre as três divisões regionais e as três divisões territoriais do trabalho, domínios morfoclímáticos, além do meio-ambiente e das varias várias formas de climas do território nacional.
Conclusão
Como pude ver a formação do território brasileiro foi muito conturbada, até chegar ao extenso pais que hoje temos, disputas entre portugueses e espanhóis pelo território brasileiro deixaram Portugal com uma parte mínima, um acordo injusto feito pelo tratado de Tordesilhas, mais tarde o tratado foi anulado a aconteceu a criação do Tratado de Madrid que mantinha Portugal com suas terras de direito.
O processo de industrialização quebrou as barreiras do mercado regional, os impostos interestaduais acabaram e houve uma ligação das rodovias entre São Paulo, Rio de Janeiro e ao Nordeste, que intensificaram o fluxo do comércio.
A divisão do trabalho sempre esteve próxima da desigualdade, pois aonde tiver melhores condições econômicas também terás melhores condições de trabalho. Em relação ao meio-ambiente brasileiro, o Brasil possui uma diversificada fauna, muito em conta de sua grande extensão territorial, a muitos recursos hídricos mas que faltam na região nordeste do pais, causando pobreza e miséria. Os subsolos estão sendo degradados pelo seu uso indevido, de forma errada, falta de recursos hídricos, e falta de tecnologia.
Formação do território brasileiro
Durante todo o século XVI, a ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter periférico, litorâneo. As poucas cidades e vilas do período, assim como todas as áreas agrícolas, estão nas proximidades do oceano