Formação do bairro de Vila Prudente
A região localizada na zona leste da cidade de São Paulo, entre a zona sul e a cidade paulista de São Caetano do Sul, Vila Prudente tem sua formação no final do século XIX e inicio do XX, apresentando sua formação nos moldes da historiografia tradicional, como parte de imigração e industrialização da cidade.
A fundação do bairro ocorreu em 04 de outubro de 1890, quando os italianos Irmãos Falchi compraram uma gleba na região e instalaram a primeira indústria do bairro, a Fábrica de Chocolates Falchi. Os irmãos, além de transformar a região em uma vila industrial, também lotearam a gleba para moradia de operários, que em sua maioria, eram imigrantes de países europeus, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, época em que a imigração cresceu e influi suficientemente no bairro.
O nome do bairro vem da aproximação que os irmãos Falchi tinham com o presidente da República da época, Prudente de Morais, o mesmo que apoiava os irmão pela iniciativa da expansão urbana na cidade.
Planta da cidade de São Paulo em 1897, com destaque para a região de estudo. (pode ser considerada como um subúrbio?)
FONTE: <http://www.arquiamigos.org.br/info/info20/i-1897.htm> Acesso em 23/04/2015
Planta de loteamento feito pelos irmãos Falchi em 1890.
FONTE: < http://lemad.fflch.usp.br/node/354> Acesso em 24/04/2015
ÁREA URBANIZADA Após o loteamento feito pelos Falchi, a região que era quase que deserta no final do século XIX, e se expandiu rapidamente no século XX, principalmente nos anos de 1930 e 1950. Podemos perceber esse processo de crescimento urbano em alguns dos mapas da Prefeitura da cidade.
Em um primeiro período, entre os anos de 1882 a 1914, onde a população do bairro era escassa, comparado a bairros vizinhos, como Ipiranga e Vila Mariana.
FONTE:
No mapa seguinte, que compreende os anos de 1915 a 1929, percebemos que a população era um pouco maior que a do primeiro momento, mas ainda escassa comparada com as populações de bairros vizinhos.
FONTE: