Formação de preços
A produção de informações com base em dados relevantes sobre mercado e valor econômico parece estar intrinsecamente ligada à falta de tempestividade na aquisição e ao tratamento dos dados; uma vez que esses são altamente mutáveis e instáveis, não servindo, então, para análise dos gestores, somente informações históricas, ainda que relevantes, para tomada de decisão na dia-a-dia, mas sim a aquisição de dados correntes, atualizados para que possam ser integrados e interpretados a contento, sendo então fornecidos a quem necessita. O não atendimento pleno ao principio da oportunidade se deve a fatores internos das empresas, que por motivos estruturais se vêem em dificuldade para reunir os dados dos mais diversos setores que compõem a sua estrutura para reunir os dados dos mais diversos setores que compõem a sua estrutura organizacional. Com o desenvolvimento da informática, o armazenamento de dados em formato digital deixou de ser um problema, no entanto a dificuldade atual está no elevado tempo que é necessário para que estes sejam reunidos, integrados e repassados para a contabilidade, o que acaba por gerar informações desatualizadas e pouco relevantes para a tomada de decisão do dia-a-dia. Para Oliveira (2001, p. 21)
...as informações ficam tão dispersas dentro da empresa que exigem grande esforço para localizá-las e interá-las; as informações importantes, as vezes, são retiradas com exclusividade por executivos; as informações importantes, geralmente, chegam tarde; e as informações, muitas vezes, não são confiáveis.
Os sistemas integrados por processamento eletrônico de dados apresentam-se como caminho para a ciência contábil gerar maior agilidade no trato dos dados confiados a ela confiada, podendo desta forma produzir informação com tempestividade e relevância para os usuários finais. Acreditando-se que há uma significativa melhora na geração e na oferta das informações contábeis quando se utilizam sistemas integrados de