Formação de Preços de Venda para Produtos por Encomenda.
FACEAR – Faculdade Educacional Araucária Campus Araucária
4Nilton Kloeppel
RESUMO
Esse estudo tem como objetivo identificar através de pesquisa de natureza quantitativa, se existe uma relação entre o crescimento populacional e o Desenvolvimento Humano de cada cidade dentro do Estado do Paraná. Geralmente buscamos entender esses crescimentos apenas com o cálculo do Produto Interno Bruto de cada Estado, porém, há muito mais a ser estudado dentro de cada Município, e é nesse momento que passamos a utilizar o IDH-M. Esse projeto apresentará informações que nos permitirão entender que quando correlacionamos os dados do Tamanho da População de cada município paranaense com os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, eles não são influenciados um pelo outro, causando assim a necessidade de um estudo um pouco mais detalhado sobre cada um deles.
Palavras Chaves: Crescimento Populacional, Desenvolvimento Humano, Estudo, População.
1. INTRODUÇÃO
No início da década de 90, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) criou o índice de desenvolvimento humano (IDH), este índice nasceu para servir como uma medida alternativa de desenvolvimento em contraposição ao mero uso do Produto Interno Bruto (PIB) dos países, O IDH é avaliado de 0 a 1.
É possível que a medida de qualidade de vida mais difundida, até o surgimento do IDH, tenha sido o PIB per capita. No entanto, conhecer o PIB de um país ou região não é suficiente para avaliar as condições de vida de sua população, pois é necessário conhecer a distribuição desses recursos e como se dá o acesso a eles.
Esse entendimento, de que o PIB per capita é uma medida insuficiente para avaliar a qualidade de vida das pessoas, já estava evidente na década de 1950 quando de acordo com Torres, Ferreira e Dini (2003:80) “em 1954 um grupo de especialistas das Nações Unidas propôs que, além da dimensão monetária, outras dimensões