Formação de palavras
Serie:
Formação de Palavras
26 de 2014
Formação de Palavras
26 de 2014
Introdução
O processo de formações de palavras na língua portuguesa é uma coisa complexa pelo fato de nos termos um dos idiomas mais difíceis de se inscrever pelo fato das múltiplas regras que vão se alterando de acordo com a frase escrita bem vou explicar as fazes do processo de formação de palavras.
Composição
A composição consiste em unir dois ou mais radicais para fazer uma frase são 4 processos de composição irei citar duas:
morfossintatica ou Justaposição: neste caso, não há mudança nas palavras originais, e estas são unidas sem perder letras ou fonemas, com ou sem hífen. Exemplos: guarda-chuva, girassol, arranha-céu, porta arquivos etc.
Morfológica ou Aglutinação: neste caso, parte do elemento original das palavras se perde, e assim deixa de existir a noção do composto. Alguns exemplos: planalto (de plano + alto), embora (em + boa + ora), fidalgo (filho + de + algo), boquiaberta (boca + aberta), você (vossa + mercê) etc.
Derivação
Existem dois tipos de derivação a prefixal ou prefixação é o acréscimo do prefixo em uma palavra primitiva que vai ter seu significado alterado tipo Cre – Decrescer, Ler – Reler.
Derivação sufixal ou sufixação é o acréscimo em uma palavra que sofre alteração em seu significado ou mudança de classe gramatical tipo alfabetização nesta frase o sufixo ção transforma a palavra em substantivo o verbo alfabetizar
Vogal ou consoante de ligação
As vogais ou consoantes de ligação são palavras morfemas que aparece por motivos eufônicos para facilitar ou mesmo conseguir uma leitura de uma determinada palavra temos um exemplo de vogal de ligação na palavra escolaridade: o -i- entre os sufixos-