Formação de magma e vulcanismo
• Magma Máfico
Os magmas e lavas máficos, para a mesma temperatura, têm menor viscosidade do que os equivalentes félsicos, em boa parte devido ao seu menor teor em sílica. Assim, em ambientes vulcânicos máficos, o vapor de água e outros materiais voláteis podem mais facilmente ser libertados gradualmente reduzindo em muito a explosividade das erupções. Assim, os vulcões que emitem materiais máficos são em geral bem menos destrutivos, tendendo a assumir carácter fissural (devido à menor viscosidade) e a produzir lavas muito fluidas que são capazes de criar escoadas de pequena espessura que, quando o relevo permite, percorrem muitos quilómetros a partir do ponto de emissão. Nestas escoadas, devido à fluidez e pobreza em gases, são frequentes os tubos de lava.
• Magma Félsico
No magma félsico é muito difícil as bolhas de gases se expandirem, devida a alta viscosidade do magma. Quando exposta a alta temperatura e pressão as bolhas de gases se expandem, expansão essa que ocorre muito rapidamente. O resultado é uma erupção explosiva.
¬Viscosidade
A viscosidade depende essencialmente da sua temperatura, composição química. (teor de sílica), grau de cristalinidade (proporção que o magma já contém de material cristalizado) e do teor de gases. Quanto mais rico em sílica mais viscoso será o magma com pouca sílica consequentemente menos viscoso. O grau da viscosidade é de grande importância para a diferenciação magmática.
●Tipos de Lava
•Lava básica – tem uma temperatura muito elevada, pobre em sílica e em gases. São lavas que se movem muito rapidamente e são