Geologia
O vulcanismo abrange todos os processos que permitem e provocam a ascensão de material magmático do interior para a superfície terrestre. O magma pode extravasar à superfície através de dois tipos de aberturas: fissuras, que são extensas fendas que colocam a câmara magmática (cavidade onde se aloja o magma) em contato com a superfície, ou orifícios. O vulcanismo de fissura atualmente é observado ao longo das cadeias meso-oceânicas. O vulcanismo de orifícios é o tipo mais comum de vulcões atuais, sendo o magma ejetado por uma abertura circular em torno da qual se acumulam os materiais produzidos pela atividade vulcânica, constituindo assim o edifício ou cone vulcânico. O orifício é chamado de cratera, e o canal por onde ascende o magma se denomina conduto ou chaminé vulcânica. Devido a remoção intensa de material subjacente ao cone vulcânico é comum que ocorra o abatimento (destruição) total ou parcial do foco vulcânico.
O conjunto de montanhas com disposição circular que comumente envolvem um foco vulcânico abatido é conhecido como caldeira. A cidade de Poços de Caldas (MG) é envolvida por uma caldeira, com um diâmetro aproximado de 30 km, considerada a maior do mundo. A grande maioria dos vulcões acha-se agrupadas em zonas, principalmente ao longo de costas oceânicas, destacando-se a costa do oceano Pacífico, formando o chamado círculo do fogo. Tal distribuição de vulcões está estreitamente relacionada com os contatos entre placas tectônicas. No interior dos continentes as atividades vulcânicas são mais raras.
Atividades vulcânicas
Segundo a sua natureza e modo de ocorrência, as atividades vulcânicas podem ser explosivas (extravasamento violento do magma, comum em magmas viscosos, ácidos) ou efusivas (extravasamento calmo, sem explosões). A seqüência das atividades vulcânicas pode ser assim descrita:
- Instalação de um foco vulcânico: tremores de terra, formação de fendas, exalação de gases e vapores, seguindo- se a abertura e limpeza da