Formação da Epiderme
1- A pele é formada por duas camadas epiderme e derme. A epiderme é formada pelo tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado com tipos celulares especiais. Quais são as células da epiderme, as características morfológicas e funcionais delas?
A epiderme é composta em 85% por queratinócitos. Estas células preenchidas de queratina e de lípidos nascem por divisão celular na região mais profunda da epiderme, na “camada basal”. De seguida, são submetidas a um duplo movimento, tornam-se mais planas e sobem pouco a pouco no sentido da superfície. Chegadas à superfície, perdem o núcleo e morrem, formando a “camada córnea”: um escudo semi-permeável composto por queratinócitos degradados (os corneócitos) ligados por lípidos e por um complexo proteico, em tudo semelhante a agrafos (os corneodesmossomas). Por fim, eliminam-se por descamação e são substituídas pela geração seguinte de queratinócitos. Deste modo, a epiderme está em constante regeneração: e renova-se por completo todas as 4 a 6 semanas. Os restantes 15% dividem-se entre :
Melanócitos : estas células têm por função sintetizar a melanina, pigmento natural responsável pelo tom da nossa pele e que oferece alguma protecção contra os raios UV.
Células de Langerhans : indiscutíveis sentinelas da pele, estas células provenientes da medula óssea detectam e capturam os corpos estranhos que penetram na epiderme (produtos químicos, bactérias, vírus, etc.).
Células de Merkel : estas células sensoriais estão implicadas no sentido do tacto.
2- O tecido cartilaginoso é dividido em tres tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa. Descreva as características histológicas de cada um dos tres tipos.Cartilagem hialina: é a mais comum no organismo e sua matriz possui fibrilas delicadas de colágenos tipo II. É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, presente entre a diáfise e a epífise de ossos longos, sendo