RESUMO TEGUMENTOS
O tegumento é o maior órgão do corpo. Ele é composto pela pele e pelos derivados epidérmicos, tais como as unhas, os pêlos e as glândulas (glandulas sudoriparas e sebaceas, e a glandula mamaria).
A pele tem a função de proteção mecânica, de barreira impermeável, de regulação da temperatura corporal, de defesa contra microrganismos, de excreção de sais, de síntese de vitamina D, e também funciona como um órgão sensorial e de sinalização sexual. O suprimento vascular cutâneo tem a função de termorregulação e de nutrição da pele e dos anexos cutaneos. A organização dos vasos sanguineos permite a mudança rapida do fluxo sanguineo dependendo da necessidade de perda ou conservação de calor. A pele pode ser dividida em três camadas firmemente aderidas umas as outras: uma mais externa, a epiderme, derivada do ectoderma e constituida por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado; situada diretamente abaixo e entrelaçando seus prolongamentos citoplasmáticos com os da epiderme, a derme, derivada do mesoderma e formada de tecido conjuntivo denso não modelado; e a hipoderme, camada mais profunda formada por tecido conjuntivo frouxo e células adiposas.
EPIDERME
O epitélio pavimentoso estratificado queratinizado da epiderme possui quatro tipos de celulas. Os queratinócitos, os melanócitos, as células de langerhans e as células de merkel.
O tipo celular predominando são os queratinócitos, que tem como principal produto a queratina.
São células que descamam continuamente da superfície da epiderme e por isso precisam ser constantemente renovadas, o que dá a essas células a característica de possuirem grande atividade mitótica. As células formadas a partir da divisão celular migram para a superfície da epiderme.
Durante esse trajeto, essas células sofrem diferenciação e acumulam filamentos de queratina em seus citoplasmas. Quando chegam a superfície, essas células morrem e são descamadas. Em média, esse processo leva de 20 a 30 dias. Os quertianócitos estão