Formas e formulas
Escola Secundária da Amadora
Relatório da visita de estudo à exposição “formas e fórmulas”
No âmbito da disciplina de Matemática A
Relatório realizado por:
Ana
Bernardo
Museu Natural de Historia Natural e da Ciência
Introdução
Este relatório foi pedido pela professora Ilca cruz da disciplina de Matemática A, no âmbito da visita de estudo ao Museu Nacional da Historia Natural e da Ciência, onde o nosso grupo escolheu fazer o relatório específico apenas sobre a exposição “formas e formulas”.
Neste trabalho pretendemos exprimir a ligação obviamente existente entre estes dois conceitos, onde as “formas” estão relacionadas a área da Geometria, e as “formulas” à área da Álgebra. Pretendemos também explicar o sentido da frase que resume a importância da demonstração da relação entre estes dois conceitos na exposição, declamada pelo matemático Lagrange , onde este referia que “Enquanto a Álgebra e a Geometria estiveram separadas, o seu progresso foi lento e o seu uso limitado, mas uma vez que estas ciências se uniram, elas deram a à outra um apoio mútuo e rapidamente avançaram juntas para a perfeição”.
Em conclusão, nós vamos mostrar tudo da primeira parte “ linhas e revoluções” que pertence á exposição, e explicar alguns dos conceitos da relação entre as formas e as formulas, e, fazer que em todos nós despolete a pergunta, que é a pergunta de campanha da exposição,” Já pensou que por trás de uma forma está uma fórmula?”.
Trabalho
Como referimos da introdução, agora com todos os avanços nas ciências, somos capazes de afirmar que por traz de qualquer forma existe uma fórmula. Agora vamos começar por referi os módulos onde os visitantes podem interagir e ver algumas propriedades destes, e saber que estes módulos também têm uma fórmula.
Nesta primeira parte da exposição onde o nosso grupo vai abordar o tema já dito, existe uma mesa onde estão