Formas geométricas na engenharia
Pedem-se os esforços (trações) em cada fio.
2) Os blocos de peso P e Q=100N estão em equilíbrio conforme figura anexa. Os ângulos são conhecidos: α=45º e β=60º. Pedem-se: a) O peso P; b) A tração no fio AC.
3) Os blocos de pesos P=30N e Q encontram-se em equilíbrio com a ajuda dos fios e polia ideais. É conhecido o ângulo θ=30º. Pedem-se: a) O peso Q; b) A tração no fio AB.
4) O bloco de peso P=50N, é sustentado por dois outros blocos de pesos iguais Q=29N, através de fios e polias ideais. Pedem-se:
a) as trações nos fios;
b) a altura y;
c) o ângulo θ.
5) O cilindro de peso P=400N, está apoiado em superfície horizontal, lisa (sem atrito). É mantido em equilíbrio com a ajuda de dois blocos de pesos: M=200N e Q=400N. Pedem-se: a) O ângulo θ b) A reação do apoio horizontal.
6) A esfera de peso P=50N, encontra-se em equilíbrio apoiada numa superfície vertical lisa e sustentada por um fio que faz ângulo α=30º com a vertical. Pedem-se: a) A tração no fio: b) A reação da parede.
7) A esfera de peso P=50N encontra-se em equilíbrio apoiada numa superfície lisa, que faz ângulo θ=60º com a horizontal e, sustentada por um fio que faz ângulo α=30º com a superfície inclinada. Pedem-se: a) A tração no fio: b) A reação da parede.
8) A esfera de peso P=50 kgf, encontra-se em equilíbrio, encaixada entre duas superfícies lisas, uma vertical, outra inclinada de 60º em relação à horizontal. Pedem-se: a) A reação da parede vertical sobre a esfera; b) A reação da parede inclinada sobre a esfera.
9) Os blocos de peso P=300 kgf e X, encontram-se em equilíbrio mantidos por fios ideais. Os ângulos são conhecidos: α=60º e β=30º. Pedem-se: a) A tração no fio BC: b) A tração no fio AB: c) A tração no fio CD.
10) Um cilindro de eixo