Formas de escrever email corporativo
Todo profissional deve se preocupar com a comunicação escrita dentro das empresas. Os e-mails, ferramentas cotidianas da vida dos funcionários, devem ganhar atenção especial nesse ponto. Escrever corretamente um e-mail é importante porque, por meio da linguagem, transmitem-se o conhecimento e a organização de quem redigiu o texto. "O texto pode construir ou denegrir a imagem de um profissional". Algumas dicas para não passar vergonha ao escrever um e-mail no trabalho:
DOCUMENTO
Lembre-se de que e-mail corporativo é um documento, por isso, tudo que for redigido fica registrado e pode ser usado contra ou a favor de você mesmo. Ao começar, escreva o assunto dele de forma clara, objetiva e concisa. Todo profissional deve se preocupar com a comunicação escrita dentro das empresas. Os e-mails, ferramentas cotidianas da vida dos funcionários, devem ganhar atenção especial nesse ponto.
RESPEITO
Coloque-se no lugar de quem receberá sua mensagem para verificar se a mensagem está clara, polida e assertiva. Não escreva palavras em caixa alta. Essa formatação pode dar a impressão, em vários idiomas, de que o locutor está "gritando". Se quiser destacar alguma ideia, use negrito, cor de destaque, sublinhado. Redija sempre saudação inicial e final, com grau de formalidade adequado. "Prezado" e "atenciosamente" são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail. "Bom dia", "olá", "abraços" são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos, conhecidos.
OBJETIVO
Deixe claro o objetivo da mensagem e procure escrever uma frase final para retomá-lo. Por exemplo, se solicitou uma ação ou informação, encerre o