Contabilidade rural
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE RURAL I
SINOP/MT
2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GUSTAVO MELGAR
PLANO DE CONTAS
Trabalho elaborado pelo acadêmico GUSTAVO MELGAR , do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação do Profº Wander Bosco Souza do Prado, disciplina de Contabilidade rural I.
SINOP/MT
2011
Sumário INTRODUÇÃO 4 2 PLANO DE CONTAS 6 2.1 ELENCO DE CONTAS 8 2.2 MANUAL DE CONTAS 9 2.3 CODIFICAÇÃO 9 3 ESTUDO DE CASO 10 3.1. ELENCO DAS CONTAS 10 3.2 MANUAL DE CONTAS 18 4 DEFERENÇAS ENTRE PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL E UMA EMPRESA RURAL. 26 5 CONCLUSÃO 28 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29
INTRODUÇÃO
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, em seus aspectos quantitativos e qualitativos. Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória para os registros contábeis.
A modernização das regras contábeis iniciou-se no final de 2007, com a publicação da Lei 11.638/2007, iniciando a adaptação das normas brasileiras às regras internacionais de contabilidade. Outra novidade recente foi a implementação do SPED Contábil (Decreto nº 6.022/2007) prevendo que os livros e documentos contábeis serão emitidos em forma eletrônica.
Entretanto, o que se observa, no presente, é que o grau de modificações não está sendo acompanhado pelas empresas brasileiras, especialmente no que tange ao SPED Contábil. As dificuldades originam-se basicamente da relativa complexidade das novas exigências, a necessidade de adaptações nos sistemas operacionais e de registro contábil e do treinamento do pessoal que executa a escrituração.
Mas, e o futuro? Partindo do pressuposto que a contabilidade continuará sendo o principal meio de controle empresarial, estima-se que