Forma O Do Patrim Nio
O patrimônio é o conjunto de BENS pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.
Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber); na contabilidade, denominados direitos a receber ou simplesmente DIREITOS. No entanto, também faz parte do patrimônio as OBRIGAÇÕES (Dívidas).
Assim, conclui-se que o patrimônio expressa o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa.
PATRIMÔ IO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
Bens e direitos (a receber)
Obrigações (a serem pagas)
Bens:
Coisas úteis capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Os bens podem ser:
BE S TA GÍVEIS: Tem forma física, são palpáveis: veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas etc.
BE S I TA GÍVEIS: Incorpóreos, não são palpáveis: marcas que constituem um bem significativo para a empresa (NIKE, COCA COLA), as patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a uma pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), os clientes, etc.
Os bens além de tangíveis e intangíveis são divididos em:
BE S IMÓVEIS: Vinculados ao solo: edifícios, construções etc.
BE S MÓVEIS: Removíveis por si próprios ou por outras pessoas: animais, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias.
Direitos:
Na contabilidade entende-se por direito o poder de exigir alguma coisa. Nas empresas, o exemplo mais comum são as vendas a prazo, ou seja, quando a empresa vende mercadorias a outras empresas e emite uma “duplicata como documento”. Este direito passa a denominar-se DUPLICATAS A RECEBER.
Obrigações:
Obrigações são dividas com outras pessoas, compromissos que serão reclamados ou exigidos. Uma obrigação exigível bastante comum nas empresas é a compra de mercadorias a prazo (exatamente o contrário de duplicatas a receber), assim neste caso chamada de
DUPLICATAS A PAGAR ou FORNECEDORES.
Outros exemplos: empréstimo feito em banco; com os funcionários (salários); com o governo (impostos),