Forcando aprovação de um recebimento em oracle
Este procedimento de aprovação máxima dificilmente falha, contudo, ele foca somente a aprovação fiscal do documento em todas as suas possíveis facetas e integrações ( AP, GL, FA, PAC ).
Quando submetemos para aprovação um RI via tela ( que deve ser o procedimento seguido em 100% dos casos ) o mesmo sofre as validações e abre a tela de recebimento “físico” que transaciona o material ou despesa inventariando o mesmo se for o caso; este processo não é coberto pelo procedimento de aprovação via concorrente que será explicado nesta breve explicativo.
Quando a tela de recebimento físico se abre o produto/serviço/bem será transacionado conforme a própria solicitação realizada na requisição de compra (pedido de compra); sofrendo todas as validações inerentes ao recebimento deste um material, serviço ou despesa. (* ressaltamos que este procedimento visa corrigir erros de difícil incidência onde o recebimento sofre algum erro normalmente durante a tentativa de aprovação ficando preso em alguma parte do processo de aprovação )
Ex: 1 – tentou-se aprovar o RI e o mesmo ficou com status de ERRO (sequer aparece na bancada para aprovação); sugerindo um cenário em que a primeira parte referente ao recebimento físico foi completada com sucesso, e só falte a parte fiscal o concorrente poderá ser executado tranquilamente sem demais ações complentares.
Ex: 2 – tentou-se aprovar o RI e o mesmo ficou com status de ERRO (sequer aparece na bancada para aprovação); sugerindo um cenário em que o mesmo não fez a parte “física” então o concorrente não deve ser utilizado, pois, é necessário descobrir o porquê da falha do recebimento físico antes.
Existem ao menos uns 15 cenários diferentes mais que poderíamos citar, contudo, o objetivo desde documento é alertar sobre o que o procedimento resolve e o que ele não resolve; uma vez que os cenários podem ser muitos, pois, depende em qual parte do