Fontes e serifas: Quando usar ?
Fontes e serifas: Quando usar ?
Um erro típico de muitos designers é pecar na escolha das fontes que farão a composição de um layout. Antes de pensarmos em escolhas de tipos de fontes, vamos entender o que são as fontes.
Definição
Uma fonte tipográfica (ou simplesmente fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).
Antes de projetarmos um layout, como sempre dito, é necessário um estudo, o que alguns profissionais chamam de "Briefing", que não é nada mais do que um estudo avançado sobre o perfil do seu cliente, seja ele uma pessoa ou empresa. Esse estudo, ajudará com que o designer faça um website de acordo com a verdadeira imagem de seu cliente. Sendo assim, terá chances maiores de acertar nas cores, tons, imagens e fontes.
Há diversos modelos de briefing, geralmente pesquiso 5 pontos importântes que são:
*Histórico do cliente;
*Comunicação (Maneiras com as quais a marca comunica-se com seus clientes);
*Público-Alvo;
*Cenário Atual da marca;
*Logomarca.
Existem duas divisões básicas nas fontes que são: Fontes com serifas e fontes sem serifa.
O que é serifa ?
São os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). Veja a imagem abaixo.
Tecnicamente falando, fontes com serifas possuem maior dificuldade para leitura e são facilmente perceptivas, usados com maior frequência em Logomarcas, Slogans, Símbolos pois induzem o internauta a visualizar pontos com relevância destas fontes.
Fontes sem serifas, possuem suavidade, leveza, altamente aconselhavel para textos, títulos, etc, pois em lugares onde há um fluxo maior de informação a ser transmitido é necessário obter máxima clareza, para a melhor assimilação do