fontes de tensão (pilhas e baterias)
Este terceiro trabalho laboratorial teve como objetivo calcular as resistências internas de varias fontes de tensão nomeadamente em formato de pilha ( NiMH
NíquelMetalHíbrido, recarregáveis e de zinco) e em bateria ou acumuladores de tensão.
Introdução:
A função de uma fonte de tensão (pilha, bateria, etc.) é manter uma diferença de potencial constante entre dois pontos, mesmo que esteja presente uma corrente no circuito.
Como há dissipação da energia elétrica num circuito em calor (efeito de joule) , a função da fonte de tensão é converter outra forma de energia em energia elétrica, no caso das pilhas e das baterias a energia química.
Uma fonte de tensão ideal manteria a diferença de potencial qualquer que fosse a corrente produzida. No entanto este comportamento não se observa quando analizamos fontes de tensão reais (tais como baterias,pilhas…). Neste trabalho iremos utilizar o conceito de resistência interna para tentar modelar o que acontece em fontes de tensão reais quando estas fornecem corrente a um circuito.
Também sabemos que baterias e pilhas não duram para sempre, sendo que possuem um limite de cargas possíveis de fornecer a um circuito. Esta característica é avaliada pela capacidade nominal de uma bateria (normalmente em mAh).
Descrição do problema:
Este trabalho tem como objectivo a analise de uma bateria e de duas pilhas a que tivemos acesso e descobrir a diferença que existe entre a tensão no vazio e a tensão quando estas fontes fornecem corrente assim como observar a validade do conceito de resistência interna para modelar este comportamento.
Aparelhagem, equipamento e componentes:
Na realização deste trabalho prático utilizaramse duas pilhas , uma de NiMH de 1.2V e outra de ‘’ZincCarbon’’de 1.2V juntamente com uma bateria de 12.5V, um multímetro
Univolt95, uma placa branca, cronómetro as resistências de 10 Ω e 470Ω.