Fontes de Poluição
RESUMO
A poluição é um agravante mundial que possui suas causas, fontes e consequências definidas, porém há divergências no seu controle. Objetivou-se classificar a poluição de acordo com a origem, acrescentando conhecimentos ao redator assim como realizar um treinamento na escrita de artigos científicos abordando o assunto. As aulas expositivas ministradas doutora Loide Angelini em questão e a Norma ABNT foram as bases para o processo, que resultou na criação do mesmo e no grande conhecimento absolvido sobre poluição.
INTRODUÇÃO
Poluição é a degradação da qualidade ambiental que é resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde e o bem-estar, bem como a segurança da população em geral, que criem condições contrárias às atividades socioeconômicas ou ainda que lance matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais, isto segundo a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81).
A poluição tem como consequência prejuízos à saúde humana, pelo fato de ser transmissora e geradora de doenças, prejuízos materiais, às atividades econômicas e culturais, gera ainda, uma desfiguração da paisagem e desvalorização de áreas.
Sendo assim, defini-se como poluente qualquer substância que ocorra no meio ambiente em níveis mais elevados que os naturais, a ponto de afetar de forma danosa a qualidade de utilização dos recursos naturais. A pessoa física ou jurídica, responsável direta ou indiretamente por uma atividade causadora de poluição ou degradação ambiental é denominada de poluidor.
A poluição classifica-se de acordo com seus tipos, que varia em poluição hídrica, atmosférica, sonora, visual e do solo.
Tratando da distribuição espacial da poluição, ela divide-se em duas, pontual ou fixa e difusa. Poluição pontual é quando a fonte está concentrada numa pequena superfície, ou seja, correspondem às fontes que podem ser relacionadas a um ponto específico de descarga, na escala de trabalho adotada. São apresentadas a