fontes de enrgia
As Energias Alternativas são aquelas surgidas como soluções para diminuir o impacto ambiental e para contornar o uso de matéria prima que normalmente é não renovável no caso da energia convencional, como o carvão e petróleo, por exemplo.
Existem algumas delas que já alcançaram grandes avanços e estão bastante difundidas. A Energia Solar e a Energia Eólica vêm tomando lugar antes ocupado pela energia elétrica convencional com custo menor, e como a vantagens de ser grátis, precisando apenas de um investimento inicial.
Fontes de Energia
As formas de produção diferenciam-se de acordo com a fonte geradora, o impacto no meio ambiente e a viabilidade econômica. As fontes podem ser não-renováveis ou renováveis. As não-renováveis correspondem aos recursos naturais finitos no meio ambiente, como o urânio, o manganês e os combustíveis fósseis - petróleo, o carvão mineral e gás natural. Já as renováveis, uma vez exploradas pelo homem, se reconstituem espontaneamente ou por meio de práticas de conservação. Entre elas estão o ar, a água e a vegetação.
Fontes não-renováveis: São aquelas encontradas na natureza em quantidades limitadas. Conforme são utilizadas, vão sendo extintas. Alguns exemplos: petróleo, carvão mineral, gás natural.
Fontes renováveis: São as extraídas de fontes naturais que têm capacidade de regeneração, por isso, são inesgotáveis. Estas fontes poluem em quantidade muito menor do que as não-renováveis. Alguns exemplos: energia solar, energia eólica, biocombustíveis, energia geotérmica, biomassa.
Fonte
Não-renovável
Obtenção
Uso
Vantagens
Desvantagens
Petróleo
Resulta de reações químicas em fósseis depositados principalmente no fundo do mar. É extraído de reservas marítimas ou continentais
Produção de energia elétrica; matéria-prima da gasolina, do diesel e de produtos como o plástico, borracha sintética, cera, tinta, gás e asfalto.
Domínio da tecnologia para sua exploração e refino; facilidade de transporte e