Fontes de Energia
Diversas são as fontes de energia existentes em nosso planeta, essas fontes se dividem em dois tipos distintos, as renováveis e as não renováveis.
As fontes renováveis são as que sua utilização e uso é renovável, são inesgotáveis ou podem ser repostas a curto ou médio prazo naturalmente ou por intervenção do ser humano.
Estas fontes não contribuem para o efeito estufa e tem um impacto negativo menor que o causado por outras origens de energia elétrica, como fóssil e nuclear.
Estas também são denominadas fontes de energia ecológica.
Dentre elas podemos destacar algumas e denominá-las como sendo as principais. São elas: energia solar, eólica, biomassa, hidroeletricidade, entre outras.
A utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é viável e vantajosa. Além de serem praticamente inesgotáveis, as energias renováveis podem apresentar impacto ambiental muito baixo, sem afetar o balanço térmico ou a composição atmosférica do planeta.
O desenvolvimento das tecnologias para o aproveitamento das fontes renováveis poderá beneficiar comunidades rurais e regiões afastadas bem como a produção agrícola através da autonomia energética e consequente melhoria global da qualidade de vida dos habitantes.
As fontes não renováveis são aquelas que as reservas na natureza se encontram limitadas e sua utilização leva ao seu esgotamento, isto porque a sua formação é muito lenta se comparada com o consumo que o ser humano faz delas. Normalmente estas fontes são denominadas “convencionais”, pois seu uso está generalizado, havendo uma grande dependência principalmente econômica de países não produtores.
Dentre as principais fontes de energia não renováveis estão o petróleo, o gás natural, o carvão e o urânio.
Atualmente, um dos problemas ambientais mais graves resultantes de um sistema energético que privilegia o uso de fontes de energia não renováveis é denominado efeito estufa. As instalações que