Fontes de Energia
Carvão Mineral:
Uso do Carvão Mineral no Brasil (2002)
Como Funciona?
Este combustível ao ser queimado aquece a água que se transforma em vapor que é liberado aos poucos criando uma pressão e está pressão é direcionada através de tubos para um dínamo ou gerador que ao passar pelas aletas o fazem girar e o dínamo ao girar cria a enegia que é armazenada é liberada aos poucos para ser utilizada.
Vantagens:
As vantagens do carvão mineral é seu preço de extração baixo, seu alto rendimento no aquecimento de caldeiras e fácil manipulação na produção de energia térmica depois convertida em elétrica ou outra.
Desvantagens:
As desvantagens do uso do carvão mineral é seu alto índice de carbono, o que o torna um dos combustíveis fósseis mais poluentes, senão o maior.
Gás Natural:
Como Funciona?
O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar).
O Carvão mineral e o petróleo utilizam do mesmo sistema.
Vantagens:
- baixo impacto ambiental
- facilidade de transporte e manuseio
- vetor de atração de investimentos
- segurança
Desvantagens:
- Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita.
- O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
- Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.
- Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.
Petróleo:
Como funciona?
Todo combustível, quando queimado, gera uma quantidade de calor muito alta, esse calor entra em contato com tubos de metal que contém