Fontes Alternativas de Energia
A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são “renováveis” na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode ser reposta. As fontes de energia alternativa incluem a energia solar, vento, água, biomassa, madeira, inútil, geotérmica, entulho, energia termal fotovoltaica, e solar.
Um dos maiores benefícios da energia alternativa é o seu potencial para fornecer fontes de eletricidade baratas e limpas. A energia alternativa também minimiza a poluição e tem um impacto ambiental positivo de diversas formas, assim, as companhias que decidem usar a energia alternativa realçam o seu capital de reputação e passam a ser considerados cidadãos corporativos socialmente responsáveis.
2- AS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA:
2.1- Biomassa
2.2- Eólica
2.3- Solar
2.4- Geotérmica
2.5- Hídrica
2.1- Biomassa
Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em várias formas de energia elétrica, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa.
Incluí-se também nesta classificação os efluentes agro-pecuários, agro-industriais e urbanos. Os recursos renováveis representam atualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo, com cerca de 14% proveniente de biomassa.
2.1.1- Benefícios:
. Baixo custo de obtenção;
. Não emite dióxido de enxofre;
. As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
. Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
. Menor risco ambiental;
. Recurso renovável;
. Emissões não contribuem para o efeito estufa.
2.1.2- Desvantagens:
.