Fonte retificadora
É um semicondutor muito utilizado para fazer alimentação da armadura de pequenos motores de corrente contínua, alimentação de enrolamentos de excitação de máquinas elétricas, carregamento de baterias e alimentação de circuitos eletrônicos.
A ponte retificadora pode ser Monofásica ou Trifásica, Totalmente Controlada ou Semi Controlada, podendo ser montada de forma compacta ou por meio de conjunto com arranjo de tiristores (dispositivos semicondutores multicamadas) e diodos.
Os diodos, como acontece também com os outros componentes eletrônicos, têm múltiplas utilizações.
As mais simples envolvem apenas um diodo. Um diodo é um elemento retificador, pois conduz num sentido e não conduz no outro. Para ser mais preciso, quando está polarizado inversamente, conduz uma insignificante corrente no sentido inverso (chamada corrente inversa de saturação). Quando está polarizado diretamente, conduz corrente no sentido direto, mas provoca uma queda de tensão no circuito. Se o diodo for de silício, esta tensão é de 0,6 a 0,7 V. Concretamente, se a tensão direta aplicada ao diodo não ultrapassar 0,5 V, ele não conduz (ou conduz uma corrente de muito pequeno valor). Nos exemplos seguintes vamos supor os diodos ideais. Um diodo ideal é aquele cuja corrente é 0 quando está polarizado inversamente e em que a tensão aos seus terminais é zero quando está polarizado diretamente.
COMPONENTES
• Uma ponte pode ser construída por 4 diodos, mas existem pontes retificadoras com 4 terminais já montadas, o que é mais prático. Dois terminais (marcados com ~) ligam a saída do transformador e os outros dois (marcados com um + e um -) são a saída do retificador.
EXEMPLOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Em série
Paralelo
Exemplo de Ponte Retificadora
[pic]
Ponte Retificadora 35A 1000V Diodo Retificador de Potência