Fonte regulada de tensão
Um circuito regulador de tensão (ou corrente) normalmente é alimentado por uma fonte não regulada que fornece uma tensão contínua (CC) com uma componente alternada sobreposta.
Como resultado, na saída do circuito regulador aparece uma tensão ou corrente contínua (CC) regulada com a componente alternada bastante atenuada. O parâmetro mais importante de um circuito regulador é a regulação ou estabilização, que mede a variação da saída regulada (tensão ou corrente) como resultado de mudanças em um ou vários parâmetros do circuito.
Fonte Regulada de Tensão
A fonte regulada é de extrema importância didática para a realização das práticas laboratoriais, devido à necessidade de uma fonte fornecedora de energia para alimentar as montagens e ensaios de circuitos eletrônicos. Ao se projetar fontes de alimentação deve-se lembrar dos vários fatores e características que englobam não só a utilização destas, mas também seu funcionamento.
Como características de utilização a fonte deve possuir: estabilidade, imunidade a ruído, proteções, etc. Em relação ao funcionamento, deve-se avaliar à dissipação de calor, espaço consumido na placa, fornecimento de uma tensão contínua sempre fixa, para qualquer valor de carga que vai ser alimentada, entre outros.
Circuitos práticos de reguladores de tensão
Os circuitos reguladores de tensão transistorizados ou integrados podem ser usados não apenas no projeto de fontes de alimentação, mas também em muitas outras aplicações práticas.
Fornecemos a seguir, alguns circuitos que se baseiam na regulagem de tensão ou de corrente. Estes circuitos são ou podem ser usados em fontes de alimentação e em muitas outras aplicações.
FONTE SEM TRANSFORMADOR
Nas aplicações em que não exista o perigo de qualquer contato com pontos vivos do circuito por parte do usuário, pode ser usada uma fonte sem isolamento da rede de energia. Este