Fonte Do Conteudo
Escrito por Glidásio Junior.
PROCEDIMENTO
Fala gente! Esse artigo é bem útil para aqueles que, como eu, usam bastante o terminal mas em algum momento precisam copiar alguma coisa para colar em outro lugar através do X.
Para isso vamos precisar de um programa, mas trago dois como opções. Eu tenho um preferido - uma dica: a pronúncia parece com um software da MS - mas fica para você escolher o seu. ;)
Os programas são: xsel e xclip. Ambos bem conceituados e provavelmente estão nos repositórios de sua distribuição (a menos que você use Slackware e afins, mas eles estão lá no SlackBuilds também ^-^).
INSTALAÇÃO
P.S.: o procedimento de instalação não vou mostrar aqui, afinal, pressuponho que quem busca uma dica como essa saiba instalar um programa em sua distro, usando APT, aptitude, pacman, yum, SlackBuilds ou afins... Sabendo disso, vamos seguindo.
Definindo: Selections
Tenha em mente que esses programas trabalham com o conceito de selections.
O que seria isso?
Bem, é a partir daí que eles direcionam a atuação para a selection primária, secundária, clipboard... A clipboard é a tal "área de transferência", a que é alterada pelo "Ctrl + c/v", pelo X. A primária (primary) e a secundária (secondary) são variáveis que o próprio programa utiliza.
Sendo que a que nos interessa mesmo, nesse artigo (e no dia a dia), é a clipboard.
No xsel, para selecionarmos o clipboard como a selection a usar é da seguinte forma:
$ xsel -b
$ xsel --clipboard
Já no xclip é:
$ xclip -selection clipboard
Sabendo disso, vamos usar sempre a seleção agora para poder fazer as alterações direto na nossa área de transferência.
CTRL + V
Para a função de "Ctrl + v", que seria a de exibir o conteúdo da área de transferência para a tela, ou algum arquivo, vejamos como fazer...
É bem simples. Em ambos os programas fazemos da mesma forma:
$ xsel -o
$ xclip -o
Mas saiba também que se o xsel não for acompanhado de nenhuma opção,