Fonte de energias
No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas. A matriz energética mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis; porém, com o aquecimento global no Brasil e no mundo, a mudança na característica energética deve ser feita. Fontes alternativas estão sendo implantadas e procuradas a fim de renovar a matriz energética. As fontes energéticas podem ser classificadas de duas formas: - Fontes renováveis
Recurso que não é limitado e nessa categoria são destacados os biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica e outras. Apesar disso, essas fontes energéticas podem causar impactos ao meio ambiente.
-Fontes não renováveis
Energia Hidrelétrica
É uma forma de obter energia por meio do potencial hidráulico de um rio, sendo que é necessária a construção de usinas com elevado nível de água. A água passa pelas tubulações da usina com bastante força e velocidade e movimentam as turbinas. No processo, a energia potencial ( energia da água) se transforma em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas já estão ligadas a um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.
Turbinas: energia que pode ser fornecida por unidade de tempo.
Gerador: um dispositivo que utiliza a indução eletromagnética. É uma espira em forma de retângulo que fica imersa em um campo magnético e gira em torno de um eixo. Quando a expira gira, surge uma corrente induzida periódica.
Elas preferencialmente são construídas em locais afastados, o que eleva o valor da energia que tem que ser transmitida para as cidades. As hidrelétricas possuem uma boa eficiência energética - por volta de 95%. Os países que mais possuem potencial elétrico são o Canadá, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Rússia e China. No Brasil, mais de 90% da energia elétrica é proveniente de usinas elétricas e é no Brasil que está localizada a usina de Itaipu, que atualmente é a maior do mundo.
É uma fonte renovável de energia e não