FONTE DE ALIMENTAÇÃO ESTABILIZADA REGULÁVEL
1,25V – 12V / 5A
Este documento descreve a montagem de uma fonte de alimentação bastante simples, mas extremamente útil.
Descrição de Funcionamento.
O transformador T1, juntamente com D1, D2 e C1 formam uma fonte linear tradicional com retificação em onda completa, cuja saída e de pouco mais de 20 Vcc não regulados. Os 20 Volts são inseridos na entrada do LM317, um circuito integrado regulador de tensão ajustável e bastante preciso.
O valor da tensão presente na saída do LM317 e dado pela seguinte equação:
Volt = 1,25(1+P1/R1)
De onde se pode concluir que a tensão de saída e resultado da relação entre o resistor R1 e o
Potenciômetro P1. Ora, se P1 e um potenciômetro, sua resistência pode ser modificada pelo usuário e consequentemente a tensão de saída da fonte também será modificada.
C2, C3 e C4 melhoram a resposta de transientes do circuito integrado, filtram e desacoplam a saída da fonte, proporcionando uma alimentação de melhor qualidade.
S1 e um simples interruptor que serve para ligar e desligar a fonte.
LED1 e um LED indicador de que a fonte está ligada e R2 proporciona a limitação de corrente necessária para o funcionamento do LED.
Montagem.
Antes de iniciar a montagem, tenha certeza de que e possível obter todas as peças necessárias.
A PCI
Comece por confeccionar a placa de circuito impresso. E provável que sua placa seja maior que o necessário para o circuito. Para a montagem de nossa fonte, uma placa de 60x30 mm e suficiente. Corte-a no tamanho correto, limpe o lado cobreado com esponja de aço
(Bombril, Assolan, etc) eliminando quaisquer traços de oxidação e copie o layout mostrado na para o lado cobreado da placa. Utilize para isso uma caneta para retroprojetores de cor preta,
Pois as outras cores usam um tipo de tinta impropria para essa aplicação. Durante a copia
Do layout, tome muito cuidado para não encostar a mão na parte cobreada, pois isso
Fara com que ela se oxide