fonetica
Resumo
O capitulo 01 da Unidade A está relacionada à distinção entre fonética e fonologia, mostrando as diferenças e importância entre ambas às áreas. Com base nos estudos e leituras, é certo dizer que sem o conhecimento necessário é praticamente impossível entender a fundo o que cada subárea trata, sendo que a fonética está em primeiro e fonologia em segundo plano.
Para que tenhamos um bom entendimento sobre a fonética, devemos saber que ela trata somente da forma de como o som da fala será reproduzido. A fonética está ligada às articulações e órgãos do ser humano interligados neste processo, uma vez que havendo comunicação entre duas ou mais pessoas, por mais simples que sejam os interlocutores devem reconhecer o som da fala de cada uma das pessoas envolvidas.
A fonética estuda as características principais articulações sobre a reprodução do som da fala e nos mostra exatamente os lugares de onde o som da fala é produzido e dá a distinção entre fala e voz, sons vozeados (sonoros) e não vozeados (surdos).
Podemos estudar a fala a partir dos sons gerados pelos os órgãos responsáveis, ou seja, com base nas propriedades sonoras (acústicas) transmitidas por esses sons. Podemos ainda examinar a fala, sob a ótica do ouvinte, ou seja, da análise e processamento da onda sonora quando realiza a tarefa de percepção dos sons, dando sentido àquilo que foi ouvido.
Os exemplos mostrados neste capitulo deixa mais claro a diferença entre fonética e fonologia, uma vez que a fonética está mais centrada na formação dos sons da fala enquanto a fonologia centra na caracterização de uma determinada língua.
O capitulo 02 da mesma unidade traz detalhadamente os órgãos responsáveis pela fala, dando as principais características de cada órgão, incluindo sua localização e função, o que chamamos de aparelho fonador.
O som da fala é explicado passo a passo para que possamos entender seu processo de produção, fala também sobre o tempo de duração e força do som