Fonema
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS
Disciplina: Fonética e Fonologia
Professora: Regina Cruz
Aluna: juliana Turma: 12610
Data: 11 de janeiro de 2013.
APARELHO FONADOR
ATIVIDADE AVALIATIVA
Quais os órgãos que você acha que utilizamos para falar e qual a importância dos mesmos?
A comunicação é o intercâmbio de informação entre duas ou mais pessoas e constitui um aspecto fundamental na vida de todos. Porém, é preciso ter muito cuidado antes de abrirmos a boca para falar, pois necessitamos planejar e pensar em algo antes de ser dito.
Os órgãos chamados fonadores têm como função primária a respiração, a mastigação e deglutição; como função secundária produz os sons da fala humana.
O ser humano não possui nenhum aparelho destinado exclusivamente à produção do som. A produção do som envolve vários órgãos que conjuntamente fazem, como resultado, soar nossa voz.
Mas, quais são mesmos os órgãos que utilizamos para a produção da fala?
Não utilizamos todo o nosso corpo e sim, apenas uma parte dele.
O cérebro, por exemplo, é um dos fundamentais órgãos, pois ele é o grande responsável por enviar para os outros órgãos as nossas mensagens.
Os pulmões, brônquios e traquéia são os órgãos respiratórios que permitem a corrente de ar, sem a qual não existiriam sons.
A laringe, onde ficam as cordas vocais, determinam a sonoridade (a vibração das cordas vocais) dos sons.
A cavidade nasal, composta pelas fossas nasais e pela parte superior da faringe.
A cavidade bucal, composta pelos lábios, dentes, alvéolos, palato duro (céu da boca), véu palatino, língua e úvula, responsáveis pela formação e pronúncia das palavras.
É através do aparelho fonador que produzimos a fala. Sem ele não poderíamos falar, impossibilitando assim, a nossa comunicação oral. Daí, a importância de cada