folisofia nos tempos atuais
TEÓFILO OTONI
2014
CONEXÃO DA FILOSOFIA COM A REALIDADE SOCIAL
o presente trabalho de adaptação visa desenvolver o conhecimento sobre a CONEXÃO DA FILOSOFIA COM A REALIDADE SOCIAL. Matéria disciplinada no curso do direito da faculdade presidente Antonio Carlos – FUPAC. Trabalho desenvolvido pela professora Marcela G. Ribeiro Murta.
TEOFILO OTONI
2014
Conexão da Filosofia com a Realidade Social
A palavra grega phylosofia, significa, originalmente, amizade pela sabedoria. O filósofo, por buscar entender a origem, o sentido e a causa das coisas acaba por tornar-se amigo da sabedoria. Isso porque a sabedoria consistia, essencialmente, em saber e fazer, em teoria e prática. Sábio era aquele que tinha uma vida fundada na vita theorica e na vita prática. Aristóteles chega a afirmar que a filosofia é um estilo de vida theorética. Esse mesmo filósofo, em sua metafísica, diz que todos os homens tendem por natureza ao saber. Isso significa que, do ponto de vista existencial, todas as pessoas podem ser filósofas.
Entretanto, a filosofia não agrada a todas as pessoas. Obviamente porque, como todo saber, há exigências e critérios para o exercício filosófico. Apesar de definir filosofia a partir da etimologia e em nível expositivo, cumpre entender que a filosofia, como um tipo de conhecimento, se distingue das outras ciências por, pelo menos, três características, a saber:
a) a filosofia é um saber que se preocupa não com a finalidade das coisas, mas sobretudo, com a origem e a essência, a causa primeira das coisas;
b) é um saber universal, que não se detém a um objeto específico nem a um problema empírico;
c) é um tipo de sabedoria que se distingue pela capacidade crítica. Há, inclusive, alguns pensadores e pensadoras (como, por exemplo a Marilena Chaui) que distinguem a filosofia pela sua capacidade de despertar, nos