Folheto informativo - Riscos Químicos
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Em locais onde se manuseiam e se estocam substâncias ácidas e corrosivas devem ter, prontamente disponíveis, um equipamento lava olhos e um chu-
RISCOS
QUÍMICOS
veiro de segurança. Em caso de contato com a pele e olhos com essas substâncias, lave imediatamente e exaustivamente a área afetada. Remova toda a roupa atingida e providencie assistência médica.
Não deixe quantidade excessiva de reagente próximo a uma reação. Se a reação for violenta, use um sistema de proteção de modo a isolar os materiais ou o processo.
Antes de estocar um produto químico perigoso, leia com atenção os rótulos da embalagem. Para obter
http://pt.slideshare.net/gledianaximenes/riscos-qumicos?related=1
informações sobre estocagem e incompatibilidades consulte a respectiva ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ). Verifique se todos os recipientes estão em boas condições e devidamente rotulados.
Nunca separe produtos químicos, usando como critério único, a ordem alfabética. Eles devem ser separados em classes de risco.
Disciplina: Segurança no Laboratório
Professora: Hélen Cristine Rezende
NOME: FABRÍCIO ALVES MIRANDA
"Trabalhar com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa"
Agentes Químicos no Laboratório
Tóxicos
Classificação: são agentes químicos que, ao serem introduzidos no organismo por inalação, absorção ou ingestão, podem causar efeitos graves e/ou mortais. Precaução: evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancerígenos, teratogênicos ou mutagênicos.
Corrosivos
Classificação: são substancias que reagem com a pele, causando queimaduras, ou que reagem com a superfície metálica provocando a sua deterioração.
Precaução: não inalar os vapores e evitar o contato com a pele, os olhos e vestuário.
Oxidantes
Classificação: são agentes que desprendem oxigênio e favorecem a combustão.